domingo, 10 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher - Queremos mais.


Filipinas entram em confronto com a polícia em manifestação do 8 de março (Foto: Francis R. Malasig/EFE)

  












Sexta-feira próxima passada, o mundo inteiro celebrou o 8 de março - Dia Internacional da Mulher. Afora a chatice de ver uma data se popularizando de uma forma não desejada por nós, feministas, com distribuição de rosas, promoção de eletrodomésticos e brincadeiras de mau gosto, parece que os movimentos de mulheres e feministas conseguiram marcar este dia com propostas e reivindicações. Nas Filipinas, mulheres queimam efígie durante protesto, Indianas fazem ato contra o aumento dos casos de violência contra as mulheres em Nova Déli, em Jacarta, capital da Indonésia a Marcha pelo Dia Internacional segue mesmo embaixo de chuva, em Colombo - capital do Sri Lanka - as mulheres exigem medidas mais rígidas contra casos de violência doméstica e estupro no país, Paquistanesas também realizam marcha pelo dia internacional da mulher. Tudo isso você pode conferir aqui na UOL.

No Brasil, a ministra Eleonora Menicucci divulga nota sobre no dia 8 de março, falando sobre as conquistas femininas e sobre os dez anos do PT no governo federal, como você pode ler aqui


A presidenta Dilma Roussef, por sua vez, fez um belíssimo pronunciamento em homenagem às mulheres, anunciando medidas fundamentais como a que coloca os produtos da cesta básica livres do pagamento de impostos federais. A presidenta fala também em seu pronunciamento sobre a conta de luz que está mais barata desde o mês passado. Mas, na minha opinião, o que causou mais impacto na fala da presidenta foi a parte em que ela se refere às desigualdades de gênereo e a violência contra as mulheres. "Nenhum país moderno pode desperdiçar a energia e o talento das mulheres, sob o risco de deformar o presente e comprometer o seu futuro. A desigualdade de gênero não é apenas socialmente maléfica, como economicamente destrutiva." A íntegra da fala da presidenta você pode ler AQUI.


Foto: Suely Oliveira

E em Recife, como foi? Bem, esse ano, a Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PE, Madalena Silva convocou várias entidades dos movimentos de mulheres e feministas do estado de Pernambuco, para a realização de um ato coletivo no dia 8 de março. Foram realizadas várias reuniões de preparação da atividade e, além da SEMT-CUT/PE coordenaram a ação o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Marcha Mundial de Mulheres, Marcha das Vadias, SINTEP-PE, Secretaria Estadual de Mulheres do PT e várias outras entidadades. E assim foi. Problemas? Alguns, claro. Mas no geral foi bem bonito. A concentração aconteceu a partir das 14h no Parque 13 de Maio, com a elaboração de cartazes, entrevistas, performaneces e muitos encontros. Confira!


Na concentração. Foto: Suely Oliveira




Foto: Suely Oliveira
Madalena Silva - secretária estadual de mulheres da Cut
 (Foto: Suely Oliveira)




Olha quem também estava lá! Lindos. (Foto: Suely Oliveira)



Com Flávia Verçoza e Agricélia

Concentração (Foto: Suely Oliveira)


Fazendo os cartazes (Foto: Suely Oliveira)














Loucas de Pedra Lilás (Foto:Suely Oliveira)





Deputada Tereza Leitão, presente! (Foto: Suely Oliveira)







Mais mulheres do PT no poder: Viva a paridade!






Foto: Suely Oliveira





























 Loucas de Pedra Lilás (Foto: Suely Oliveira)