domingo, 10 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher - Queremos mais.


Filipinas entram em confronto com a polícia em manifestação do 8 de março (Foto: Francis R. Malasig/EFE)

  












Sexta-feira próxima passada, o mundo inteiro celebrou o 8 de março - Dia Internacional da Mulher. Afora a chatice de ver uma data se popularizando de uma forma não desejada por nós, feministas, com distribuição de rosas, promoção de eletrodomésticos e brincadeiras de mau gosto, parece que os movimentos de mulheres e feministas conseguiram marcar este dia com propostas e reivindicações. Nas Filipinas, mulheres queimam efígie durante protesto, Indianas fazem ato contra o aumento dos casos de violência contra as mulheres em Nova Déli, em Jacarta, capital da Indonésia a Marcha pelo Dia Internacional segue mesmo embaixo de chuva, em Colombo - capital do Sri Lanka - as mulheres exigem medidas mais rígidas contra casos de violência doméstica e estupro no país, Paquistanesas também realizam marcha pelo dia internacional da mulher. Tudo isso você pode conferir aqui na UOL.

No Brasil, a ministra Eleonora Menicucci divulga nota sobre no dia 8 de março, falando sobre as conquistas femininas e sobre os dez anos do PT no governo federal, como você pode ler aqui


A presidenta Dilma Roussef, por sua vez, fez um belíssimo pronunciamento em homenagem às mulheres, anunciando medidas fundamentais como a que coloca os produtos da cesta básica livres do pagamento de impostos federais. A presidenta fala também em seu pronunciamento sobre a conta de luz que está mais barata desde o mês passado. Mas, na minha opinião, o que causou mais impacto na fala da presidenta foi a parte em que ela se refere às desigualdades de gênereo e a violência contra as mulheres. "Nenhum país moderno pode desperdiçar a energia e o talento das mulheres, sob o risco de deformar o presente e comprometer o seu futuro. A desigualdade de gênero não é apenas socialmente maléfica, como economicamente destrutiva." A íntegra da fala da presidenta você pode ler AQUI.


Foto: Suely Oliveira

E em Recife, como foi? Bem, esse ano, a Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PE, Madalena Silva convocou várias entidades dos movimentos de mulheres e feministas do estado de Pernambuco, para a realização de um ato coletivo no dia 8 de março. Foram realizadas várias reuniões de preparação da atividade e, além da SEMT-CUT/PE coordenaram a ação o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Marcha Mundial de Mulheres, Marcha das Vadias, SINTEP-PE, Secretaria Estadual de Mulheres do PT e várias outras entidadades. E assim foi. Problemas? Alguns, claro. Mas no geral foi bem bonito. A concentração aconteceu a partir das 14h no Parque 13 de Maio, com a elaboração de cartazes, entrevistas, performaneces e muitos encontros. Confira!


Na concentração. Foto: Suely Oliveira




Foto: Suely Oliveira
Madalena Silva - secretária estadual de mulheres da Cut
 (Foto: Suely Oliveira)




Olha quem também estava lá! Lindos. (Foto: Suely Oliveira)



Com Flávia Verçoza e Agricélia

Concentração (Foto: Suely Oliveira)


Fazendo os cartazes (Foto: Suely Oliveira)














Loucas de Pedra Lilás (Foto:Suely Oliveira)





Deputada Tereza Leitão, presente! (Foto: Suely Oliveira)







Mais mulheres do PT no poder: Viva a paridade!






Foto: Suely Oliveira





























 Loucas de Pedra Lilás (Foto: Suely Oliveira)

2 comentários:

  1. Olá Suely!
    Parabéns pelo blog,otimos textos!
    Gostaria de saber se voce possui algum email que eu possa estar entrando em contato!Por favor eu aguardo uma resposta!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana. Obrigada pela visita e pelas palavras. O meu email é suelyoliveiras@gmail.com Um abraço.

    ResponderExcluir