segunda-feira, 21 de maio de 2012

O depoimento de Xuxa e o abuso sexual de crianças e adolescentes



Xuxa revelou em entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo, que sofreu abuso sexual quando era criança até os 13 anos de idade. Foi um depoimento corajoso e emocionante. Em rede nacional, Xuxa colocou com força o dedo na ferida: o abuso sexual é muito mais frequente do que se imagina e é um problema que atinge muitas famílias brasileiras, especialmente as meninas e adolescentes do sexo feminino.   
Infelizmente muitas mulheres tem casos de abuso sexual para contar, vividos na infância e na adolescência. Não raro se sentem culpadas, com medo e com vergonha de falar sobre um assunto que é tão íntimo, avassalador e que na maioria das vezes deixa sequelas por toda a vida. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é um crime covarde principalmente porque cometido contra quem não tem condições de se defender. Além disso, na maioria dos casos é praticado por um adulto que faz parte da família ou que integra os círculos de amizade e de confiança da família. Xuxa em seu depoimento falou sobre três homens: todos conhecidos e de alguma forma frequentadores da sua casa. E geralmente é assim mesmo: padrinhos, pais, padrastos, noivos da tia, amigos do irmão.
Cartilha para a campanha de prevenção
à violência sexual contra crianças e
adolescentes
O art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. O Estatuto ainda garante que crianças e adolescentes devem ser protegidos de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Não por acaso, o depoimento de Xuxa foi no mês de maio, logo depois em que se registra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Veja o que diz a revista Época, na coluna do Bruno Astuto:
"Os números alarmantes – 52 mil denúncias no Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre 2003 e março de 2011 — não chegam aos pés da realidade. A maioria das crianças abusadas pelo pai (38% dos casos), pelo padrasto (29%), pelo tio, pelos vizinhos e por desconhecidos tem medo de denunciá-los e, quando o fazem, a família prefere abafar o escândalo — ou até mesmo é conivente com a situação".

Reproduzo aqui trecho da cartilha Educativa da Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, divulgadas no último dia 18, em matéria da www.uol.com.br/brasil:

Entenda quais situações expõem crianças e adolescentes e ajude a combatê-las
1. Exploração econômica (trabalho infantil): É quando crianças e adolescentes são constrangidos, convencidos ou obrigados a exercer funções e a assumir responsabilidades de adulto, inapropriadas à etapa de desenvolvimento em que se encontram.
2. Negligência: É a falta de cuidados com a proteção e o desenvolvimento da criança ou adolescente.
3. Abandono: É a ausência da pessoa de quem a criança ou o adolescente está sob cuidado, guarda, vigilância ou autoridade.
4. Violência física: É o uso da força física utilizada para machucar a criança ou adolescente de forma intencional, não-acidental. Por vezes, a violência física pode deixar no corpo marcas como hematomas, arranhões, fraturas, queimaduras, cortes, entre outros.
5. Violência psicológica: É um conjunto de atitudes, palavras e ações que objetivam constranger, envergonhar, censurar e pressionar a criança ou o adolescente de modo permanente, gerando situações vexatórias que podem prejudicá-lo em vários aspectos de sua saúde e desenvolvimento.
6. Violência institucional: É qualquer manifestação de violência contra crianças e adolescentes praticada por instituições formais ou por seus representantes, que são responsáveis pela sua proteção.
7. Omissão institucional: É a omissão dos órgãos em cumprir as suas atividades de assegurar a proteção e defesa de crianças e adolescentes.
8. Violência sexual: É a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes.
*Informações da Cartilha Educativa da Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Em caso de suspeita de abuso, a denúncia deve ser feita pelo Disque 100 ou em postos policiais e no Conselho Tutelar da sua cidade; os serviços garantem o anonimato sobre as informações.
A apresentadora é uma ativista da luta pelo fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo protagonista de várias campanhas sobre esse tema.
Ao contar em rede nacional o drama vivido em sua infância e adolescência, Xuxa com muita coragem e propriedade gritou bem alto sobre um tema que é tabu, que machuca, que provoca danos irreparáveis e que precisa acabar.

Confira:
Entrevista de Xuxa no "Fantástico" (20/05/2012)
Leia mais:
DIa nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Pedofilia e estupro de vulnerável
Xuxa, Natascha e a babaquice nossa de cada dia

4 comentários:

  1. Suely, que bom a posição de alguém. Gostei muito de seu post. Ontem publiquei idéias muito semelhantes às suas no facebook e apesar de ter muitas feministas em minha rede não houve manifestação alguma. Estava até agora me pergutando o motivo, na verdade ainda estou. Por que tanto silêncio? É preciso discutir isso, e muito! Enfim, que bom que você falou algo (e não digo isso simplesmente porque nossas idéias se assemelharam). Abraços em ti! Sheila Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Sheila. Fiquei mal com os comentários nas redes sociais, especialmente no twitter: monte de comentários toscos sobre se era verdade, se não era, por que só agora a Xuxa resolveu falar etc. E o que mais chama a atenção, que é o ato de violência sofrida, o abuso sexual, nada disso tinha relevância. Esse é um tema que o feminismo precisa se apropriar e aprofundar a discussão. O abuso sexual começa na infância mas as sequelas se estendem por muito tempo. Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo. Posicionado e muito informativo. Valeu, Suely. Beijos, Paula de Andrade

    ResponderExcluir